Amsterdão - A minha 1ª aventura

Há muito tempo que sonhava andar de avião, conhecer a Europa, viajar para onde quer que fosse. "És demasiado nova, logo tens tempo" diziam os meus pais. Pois é, para nós nunca somos demasiado novos, sabemos exatamente quando chega a altura de dar o passo para a aventura. O meu dia foi em Agosto de 2013. 

Juntamente com uma amiga, decidimos que estava na hora, vamos para Amsterdão! Ambas sem experiência, primeira viagem sem os pais, primeira ida para fora do país (sim, porque Espanha é já aqui ao lado, não conta :) ), primeira vez a andar de avião. As emoções e o nervosismo estavam ao rubro. As expectativas eram elevadas e conseguiram ser superadas. O segredo? Uma boa companhia e espirito de aventura, não há nada que não sejamos capazes de fazer!

Se vão viajar pela Europa, o meu conselho, é não gastarem dinheiro extra nas agencias de viagens. Uma boa pesquisa na internet e descobrem os voos e o hotel certo. Uma grande ajuda para os hotéis é o site do Tripadvisor, têm logo uma ideia se é o que estão à procura, acedem aqui: Tripadvisor.

Cerca de três a quatro noites é o ideal para conseguir ver Amsterdão. Comprei o guia Citypack que trás um mapa muito bom, organizada Amsterdão por zonas.

Parte da fachada da Amsterdam Centraal, é aqui que se apanha o comboio do aeroporto de Spichol para Amsterdam, e para regressar ao aeroporto.


Ficámos hospedadas no Hotel Frisco Inn, aconselho a todos os que queiram uma estadia divertida, acolhedora, barata e que fique localizada no centro da cidade. Entre a movimentada avenida Dam, por trás do Nationaal Monument.


A vista à noite do quarto. O hotel tem um bar por baixo, um pouco barulhento mas não até muito tarde. Os empregados são muito simpáticos e atenciosos. 


Sendo Amsterdão conhecida pela capital do sexo e das drogas, temos de visitar o erotic museum e o sex museum. As entradas são relativamente baratas, cerca de 3/4€. Lá dentro encontram as mais variadas exposições de arte, desde quadros, a estatuetas, a figuras interativas. Sim, interativas! Não vos conto tudo, têm de ver pelos vossos olhos. 



A cidade está construída sobre terrenos lamacentos, onde outrora emergiam as águas do rio Amstel. Com o objetivo de criarem uma cidade portuária, desenharam mais de 100km de canais na tentativa de conquistar terreno à água. E conseguiram. Roubaram o terreno à água, mas não lhe roubaram a vida. Devido aos solos continuarem muito húmidos, as casas estão a ceder e vê-se a olho a inclinação bastante acentuada de algumas. A foto abaixo garante que não estou a exagerar. 



Praça Dam
Oude kerk





ChinaTown


Red Light District. O distrito mais badalado de Amsterdão, de passagem quase obrigatória. É impossível não visitar, fica situado no coração da cidade, numa das zonas mais movimentadas, que serve de passagem para as restantes zonas da cidade. Se não quer lá passar, vai dar uma grande volta. Durante o dia é bastante calmo, à noite fica mais movimentado e chamativo pelas luzes vermelhas das "montras". Existe muita policia pela zona, não há razão para se sentirem inseguros. 




A biblioteca de Amsterdão, tem 5 andares e rooftop com uma vista gratuita da cidade. Podem entrar calmamente e subir, aconselho a subirem pelas escadas, os pisos são amplos, divididos por temas, com prateleiras recheadas de livros, cd's e revistas. 



A zona ocidental é considerada a mais elegante da cidade, onde fica a Casa de Anne Frank e o canal de Prinsengracht. Esta zona ostenta mansões cuidadosamente alinhadas, perfumadas pelas flores que pedem das janelas.






Para visitarem a casa de Anne Frank, a melhor opção é comprarem os bilhetes online, evitam filas e muitas horas de sono perdidas de manhã bem cedo. Caso não tenham bilhetes, o ideal é estarem à porta do museu por volta das 7h00 da manhã. Sim, da manhã!! E o museu só abre por volta das 9h. Sei que estão a pensar que estou a exagerar, mas quando virem as fotos vão mudar de opinião.

O museu tinha acabo de abrir, éramos as quintas pessoas na fila

Quando terminámos a visita a fila já estava assim. Reparem bem que vai até lá ao fundo.
Aproveitem para visitar o museu das tulipas. É pequeno e simples, mas pelo menos é perfumado. E ainda ficam a conhecer as espécies de túlipas existentes na Holanda. Se quiserem um cheirinho de Amsterdão em casa, podem comprar os bolbos de túlipas, ou então no Bloemenmarket, onde comprei os meus.




Ao lado do Museu das Túlipas está das melhores queijarias que já entrei, mas adoro queijo, sou suspeita. Têm todo o tipo de queijos com os mais variados sabores, com ervas, com alho, muito ou pouco curado. O típico é o old cheese - Old Amsterdam - de sabor muito forte, com longos meses de cura para apurar o sabor. 


Amsterdão mostrou-se uma caixinha de surpresas, segura, divertida e com flores em todos os candeeiros, pontes e janelas. Vale a pena despenderem dois ou três dias na cidade onde quase tudo é legar mas em segurança. 


Boas viagens! 😘

0 Comentários