Barcelona

Barcelona é a maior cidade da Catalunha e a segunda maior da Espanha e da Península Ibérica. Decidimos partir à aventura de carro, numa viagem de longas horas que parecem nunca mais acabar, cerca de 1250km. Para que a viagem não fosse tão cansativa, parámos para descansar durante a noite em duas cidades maravilhosas, na ida em Burgos e na volta em Valência.


Quando entramos em Espanha a sensação que tenho sempre é de que estou a entrar nos filmes de pradarias, com a particularidade de ter uma autoestrada, vêem poucas casas e poucos locais de paragem/áreas de serviço como aconchegar o estômago ou fazer um xixi. E quando as há têm um aspeto tão típico de filme antigo de cowboys e ficam tão fora de mão, por vezes temos de andar ainda um bom bocado para as encontrar, ou estão do outro lado da estrada e temos de andar às voltas até lá chegar.

A cidade de Burgos é muito acolhedora, tem bastante movimento e faz parte do percurso dos "Caminhos de Santiago". A Catedral de Burgos é muito bonita, a entrada normal são 7euros, no entanto têm vários descontos (estudantes, incapacitados, grandes famílias, etc), é-nos dado um audioguia para as várias divisões e é muito interessante. Também têm o "Museo de la evolucion humana" que está muito bem classificado, eu não consegui visitar devido ao horário. Na zona histórica, perto da Catedral, há um comboio turístico que faz a volta pela zona central da cidade. Para quem vai só de passagem é a melhor opção para ter uma ideia da cidade. Há também lojinhas típicas com gastronomia de encher o olho, as famosas morcillas de Burgos fazem jus à sua fama, comi num restaurante e são mesmo deliciosas, muito diferentes das nossas apesar de serem também de arroz. Trouxe para casa que comprei num mini-mercado, estavam embaladas em vaco para conseguirem aguentar os restantes 6 dias de viagem, chegaram a casa em óptimas condições.


Com algumas horas de sono, bem cedo rumamos até Barcelona. A enorme expetativa faz-nos aguentar tantas horas de viagem desconfortável de carro. Assim que lá chegamos a expetativa é ainda maior. Ficámos no Hotel Zenit Barcelona, muito acolhedor e tem um parque subterrâneo logo ao lado. O ultimo andar tem terraço, a vista não é muito bonita uma vez que fica numa zona muito urbana e não no centro da cidade. O pequeno-almoço não é muito variado nem tem muitas quantidades, mas o suficiente para ser equilibrado e com alguma comida típica.

Pode-se caminhar até ao centro da cidade, mas ainda são cerca de 30 a 40 minutos, ir de taxi ou nos autocarros turísticos CityTour. O bilhete turístico da CityTour tem várias rotas pelos pontos mais atrativos da cidade, facilita bastante a nossa viagem e ajuda a descansar os pézinhos. Andar de taxi é caro, e há determinadas zonas que se andarmos sempre a pé ficamos completamente rebentados. 
A famosa "La rambla" é suppperrr movimentada, há alturas que nem conseguimos ter uma visão e apreciar da vista. Liga a Praça da Catalunha até ao Porto Velho. No Porto Velho há vários restaurantes com peixe, mas a verdade é que não são nada de especial e os peixes são os mais comuns, apesar de terem nomes aparentemente pomposos. 
Se tiverem oportunidade, tomem uma bebida no bar " El bosc de les fades", junto ao museu de cera, transporta-nos para o mundo encantado das fadas, é espetacular.  


As famosas casas de Gaudi, situadas no "Paseo de Gárcia", são arrojadas e maravilhosas, para mim a Casa Batló é a mais bonita. Não visitei o interior de nenhuma por dois motivos: o preço elevado e várias criticas de que o exterior é mais bonito que o interior.  
A arquitetura da Sagrada Família desiludiu-me um pouco, esperava algo mais arrebatador, contudo a fachada principal é linda. Como tem vindo a ser construída ao longo do tempo, vários são os estilos envolvidos, quer queiramos quer não nota-se alguma diferença apesar de tentarem manter a harmonia do edifício. A fila para visitar é interminável, dá a volta ao edifício, logo não visitei. Aconselho a comprar o bilhete online para evitar horas de espera. 
O Parc Guell é muito bonito, tem uma vista panorâmica da cidade que chega até ao mar. Vão preparados para andar muito a pé porque é enorme. Se visitarem no verão levem água, tem poucas sombras e é abafado. A parte das famosas estatuas de animais em azulejo é paga, quando compramos o bilhete na máquina é-nos atribuído o horário em que podemos visitar. Nós chegámos por voltas das 10h30/11h e só podemos entrar nessa área por volta das 15h. Não há muitos onde se almoçar na zona do parque mas há alguns cafés que servem sandes para um almoço rápido. Experimentem os gelados de fruta. 


É na colina do Parque de Montjuic que fica situado o campo onde foram realizados os Jogos Olímpicos de 1992 e o Museu Nacional de Arte da Catalunha, o mais importante de Barcelona. A colina presenteia-nos com uma magnifica fonte em cascata, retira de um filme romântico de Hollywood. À noite, podem desfrutar do show de luzes tão famoso da fonte principal. 
O "Poble Espanhol" é a representação em miniatura das várias zonas de Espanha dentro de uma muralha. Há comida, arquitetura e história típica das várias regiões, para os amantes da Tarte de Santiago é uma boa desculpa para visitarem este marco turísticos. 


O melhor de Barcelona é passear a pé pelos diferentes bairros, desfrutar da arquitetura e das belas praças como a "Plaça del Rei". 
Aproveitem para fazer o passeio junto ao mar, do lado do Aquarium e visitem o Parc de La Ciutadella e o Arco de Triunfo. 


Para mim, o pior de Espanha é a comida: muitos fritos e muitos molhos. Podemos variar o quanto quisermos que acabamos sempre por ter de comer o mesmo. Na Plaza Real, fica na Rambla, há vários restaurantes acolhedores e com esplanada. O Les Quinze Nuits, tem uma fila enorme que vos vai chamar a atenção, mas sem duvida que compensa; comida de confeção gourmet para desenjoar dos fritos, comi um magret de pato maravilhoso: suculento, macio, aromático. Os preços são exatamente iguais aos dos outros restaurantes apesar do conceito gourmet e ambiente mais "chique". 

Magret de Pato do Les Quinze Nits

Primeiro: Salteado de alcachofra com bacon e cogumelos



Espero que vos tenha ajudado e que desfrutem tanto da vossa viagem como eu desfrutei da minha.


Boas viagens! 😘

0 Comentários