Londres: a cidade dos sonhos!

Londres é a capital do Reino Unido, considerada em vários estudos como uma das cidades mais caras do mundo. Uma amiga disse-me uma vez: "... até a passear na rua se gasta dinheiro...", metaforicamente falando foi o que aconteceu. Para os portugueses com ordenados mais baixos e o euro a ter menor poder económico do que a libra, sente-se uns abalos na carteira.


Chegadas a Londres: Por baixo dos aeroportos estão as linhas de comboios. Existem três grandes estações de comboios (railway station): London Paddington, King's cross St. Pancras e Victoria Station, dependendo da zona para que se quer ir. Ambas suportam comboios e metro.
Muito importante: No aeroporto, adquirir o Oyster Card para poderem usufruir logo dele, caso a estação de comboio não fique perto do hotel. É um pouco caro, cerca de 40euros, mas compensa numa estadia de 4/5 dias, usufrui-se de autocarros e metro passando o cartão magnético. Não há chatices com máquinas, com trocos nem com filas de espera. Deixo-vos o site dos National Railways, para poderem fazer uma simulação do vosso percurso.



Arranjem um mapa do metro e outro da cidade que tenha assinalado onde há paragens de metro/comboio (o guia CityPack trás ambos os mapas, dá imenso jeito e facilmente sabemos como chegar ao lado oposto de onde estamos). Fiquei fascinada com o metro de Londres, é a forma mais rápida e eficaz de chegar onde queremos. Os autocarros é uma boa opção para conhecer a cidade, alguns passam por zonas de menos atrações turísticas e conhecemos um pouco mais da cidade. Podemos entrar num autocarro e sair apenas na ultima paragem, fazer os vários percursos. Estão sempre a passar autocarros, é um bocadinho difícil compreender o esquema dos mapas nas paragens para sabermos o numero do autocarro que queremos apanhar, mas depois apanhamos o jeito. Todas as paragens têm um letreiro que avisa quanto tempo falta para os próximos autocarros.




É muito difícil criar um plano de viagem, há muita coisa para ver e pouco tempo. O único defeito dos ingleses é que abrem muito tarde e fecham muito cedo, ficamos um pouco limitados com os horários, mas em época de inverno escurece muito cedo. O melhor é definir os museus e locais turísticos que se quer visitar e a partir daí estabelecer um percurso.

Locais de interesse:
  • Trafagal Square (National Gallery);
  • Leicester Square (onde está a famosa loja dos M&M, entre muitas outras);
  • Oxford Street e Regent's Street (conhecidas pelas imensas lojas) - Em Regent's está a loja da Hamleys, a maior loja de brinquedos do mundo com 5 pisos. Os funcionários estão sempre a interagir com os clientes e a demonstrar algumas atrações de brinquedos;
  • Picadilly Circus (onde estão os outdoors de várias marcas num prédio);
  • Convent garden (mercado tradicional);
  • Soho (famosa Chinatown);
  • British Museum;
  • Museum of London;
  • London Eye - Não podem perder. Se têm medo de alturas ou fobias a estar fechados, têm que fazer um desafio a vocês próprios, não se vão arrepender. A vista é linda, tem uma perspectiva do centro da cidade fantástica, e não é todos os dias que podemos ficar mais altos que o Big Ben. A fila de espera pode assustar um pouco mas não demora muito tempo. Se estiverem interessados, no site da Madame Tussauds podem comprar um bilhete combinado para as duas atrações e poupar alguns euros, existem vários bilhetes combinados. Se quiserem petiscar alguma coisa, a Roulote de cachorros perto do London Eye é ideal, experimentem o cachorro com chilli e queijo;


  • Natural History Museum - Os dinossauros são mesmo enormes e o museu também, só falta falarem como no filme :). Se estiverem lá dentro mas chegar a hora de fechar não é permitido entrar nas galerias que nos faltam ver. A fila de espera é longa para entrar dentro do museu;
  • Portobello Road - Notting Hill, o melhor local para comprarem lembranças. Existem várias lojas com preços muito mais acessíveis do que as do centro de Londres;
  • Kensington Gardens e os Jardins Reais: St. James Park, Green Park e Hyde Park - Nos Jardins Reais, encontram imensos esquilos :D. O Palácio de Buckingham, o render da guarda é às 11h30 todos os dias de Maio a Julho, e em dias alternados nos restantes meses. Neste site, The British Monarchy, podem conferir o calendário atualizado. No edifício da Horses Guard Parade também é possível ver o render da guarda desse mesmo espaço, e podem tirar fotografias com os guardas e os seus enormes cavalos. O Hard Rock Café fica perto do Hyde Park. Na época natalicia o Hyde Park fascina-nos com um maravilhoso mercado de Natal.  




  • Westminster: London Eye, Big Ben, Banqueting House, Westminster Abbey, Parlamento. Ao lado de Westminster Abbey há uma roulote que vende chocolate quente muito bom. 



  • Candem Town - Cidade alternativa, várias lojas de desporto, piercings e tatuagens. Existe um antigo estábulo restaurado com lojas que dá acesso a um mercado de gastronomia na rua, quem gosta de comida de outros países tem de ir a Candem. 





  • Madame Tussauds - O famoso museu de cera, é enorme e tem muita adesão, é difícil conseguir tirar fotos com as celebridades favoritas. Podemo-nos orgulhar de duas celebridades portuguesas que estão no museu: Cristiano Ronaldo e José Mourinho. Convêm estar lá antes da hora de abrir porque a fila poderá ser de várias horas de espera, dependendo das alturas do ano. 
  • Tower Bridge - A famosa ponte sobre o Rio Tâmisa. À noite está iluminada e é muito bonita. 




Existem muitos outros locais, ponham corda nos sapatos e passeiem pelas ruas da cidade, toda aquela azáfama acaba por ser acolhedora. Não visitámos nenhuma das igrejas porque os preços são um pouco elevados, mas a Westminster Abbey e a St. Paul's Catedral estão referenciadas como as mais bonitas. 

Em Baker Street está a casa onde é gravada a série do Sherlock Holmes. Em Abbey Road está a famosa passadeira dos Beatles. Em King's Cross está a plataforma 9 3/4 para os fãs de Harry Potter, durante o dia a fila é enorme porque está lá uma equipa a tirar fotos e têm alguns acessórios extra. O famoso centro comercial luxuoso da Harrods, vale pela arquitetura e iluminação na época natalícia.
Todos os museus, excluindo o da Madame Tussauds, são de entrada gratuita.

Existem vários pubs espalhados pela cidade. São exatamente como imaginamos: tão típicos, tão acolhedores, tão bonitos. Podem desfrutar de uma boa refeição em alguns. Se não quiserem refeições à base de fast-food existem vários restaurantes, mas as refeições não são baratas, uma média de 12 a 15 euros por pessoa, isto num restaurante normal sem luxos. Obrigatório provar o fish and chips, a cerveja e o pequeno-almoço inglês.
Podem aproveitar e almoçar perto dos jardins reais, o pub The Old Star - Greene King oferece-vos um menu variado típico inglês, com um fish and chips divinal que dá perfeitamente para duas pessoas. O pub fica mesmo em frente da paragem do metro "St. James Park". Se estiverem com saudades de comer frango assado à boa moda portuguesa vão ao Nando's, existem vários espalhados pelo centro de Londres. Para comerem o melhor risotto da vossa vida têm de ir ao "Lascala", fica na 45 Wardour Street na zona de Soho; tudo neste restaurante é divinal: o atendimento, a comida, o ambiente e a vista das janelas.



À noite, aproveitem para desfrutar da cidade e da vida noturna. Se querem diversão, pessoas simpáticas, "conversar com estranhos" e boa musica ambiente têm de ir ao pub Shakespeare's Head na 29 great marlborough, perto da Regent's street. Em época de frio, o tradicional chá inglês cai sempre bem para aquecer a alma e o coração. A 5 minutos de Picaddily Circus, na zona de Soho, fica o Caffé Nero: confortável, quentinho e com alguma variedade de bebidas quentes para todos os gosto, e ainda tem wi-fi gratuito (quase todos os pubs e restaurantes têm wi-fi gratuito, para ter acesso basta registarmo-nos num site, que vos irá aparecer automaticamente quando tentarem aceder pela primeira vez).



Para todos os que querem uma estadia sem luxos e a bom preço, aconselho-vos o Enrico Hotel. Funciona como uma espécie de hostel, as casas de banho são partilhadas mas os quartos poderão ser individuais. As casas de banho são limpas, não têm cheiros e pouca confusão. Os quartos são pequenos, arrumados, todos os dias trocam as toalhas e fazem a cama; têm televisão, aquecedor e lavatório com espelho. Fica a 5 minutos a pé da Victoria Station (linha azul) e de várias paragens de autocarro. 




Espero que vos tenha ajudado e que desfrutem tanto da vossa viagem como eu desfrutei da minha.

Boas viagens!



0 Comentários