Praga

Ainda em Portugal, através do facebook do ESN Usti nad labem, inscrevemo-nos para a nossa primeira viagem a Praga! Acabadas de chegar no dia 19 de Fevereiro, a 21 de Fevereiro lá vamos nós com o grupo de Erasmus rumo a uma aventura. Ainda não tinhamos conhecido ninguém, na verdade ninguém falava muito com ninguém, a não ser com os amigos do país de origem.


A nossa cidade ficava a 1h20 de comboio de Praga, sendo que nunca reservámos hotel e, por isso, não tenho referências para vos aconselhar. Voltámos várias vezes, era perto, rápido e barato. Quanto maior o grupo de pessoas mais barato ficam os bilhetes de comboio, rondam os 6 a 8 euros, ida e volta. A primeira coisa é arranjarem um mapa da cidade, as ruas são imensas e todas muito parecidas, facilmente nos perdemos. 


Para quem chega a Praga de avião, apanhem o airport express, pára em várias zonas da cidade e o bilhete custa cerca de 3 euros. A minha ultima paragem foi na Hlavní nádrazí, a estação principal de comboios, a 5 minutos a pé da Wenceslas Square. 

Interior da Hlávni Nádrazí
A cidade é maravilhosa, edifícios antigos, trabalhados e coloridos. A zona da Old Town é a mais bonita e alberga grande parte dos famosos monumentos da cidade: bairro judeu, relógio astronómico, Igreja de Nossa Senhora de Tyn, o complexo Clementinum, o teatro nacional, o museu nacional de Praga, entre muitos outros. Só é preciso tempo e dinheiro para visitar todos, a maior parte dos locais fecha muito cedo, por volta das 16h/17h, nomeadamente de inverno, uma vez que nos meses de inverno anoitece cedo.

Praça da Old Town
Relógio Astronómico
Teatro Nacional
A movimentada Ponte D. Carlos faz a ligação entre as duas margem do rio, e é na margem oposta à Old Town que se encontra o Castelo de Praga, considerado um dos mais bonitos do mundo e o maior do mundo pelo Guiness World Records. No interior do Castelo encontram-se vários edifícios: a Catedral de São Vito, Torre de Pólvora, Palácio Real, Convento de São Jorge, Palácio Lobkowicz e a Golden Lane. 
Curiosamente, diz a lenda que na Ponte D. Carlos devemos tocar o Santo e pedir um desejo, é sinal de sorte. Descobrem logo onde devem tocar porque está bem polido e douradinho de tantos desejos. 

Também quis tentar a minha sorte :D
Castelo de Praga
Vista para a ponte D. Carlos
Castelo de Praga
Castelo de Praga
Se forem a um café ou restaurante não estranhem se vos perguntarem pela gorjeta, os Checos têm o hábito de deixar sempre uma gorjeta. É algo que não apoio mas, já diz o ditado, à terra onde fores ter faz como vires fazer. Não precisa de ser muito e faz parte da cultura deles, caso não se deixe é entendido como falta de educação. 

John Lennon wall 
Rua mais pequena de Praga. Sim, tem semáforos :p
Como em qualquer viagem o importante é irem de coração e mente aberta, abraçarem as oportunidades e novas experiências de cultura. É uma cidade muito agradável, segura e com policiamento. Dispõem de muitos transportes mas o melhor, na minha opinião é andar a pé e descobrir todos os recantos da cidade. 
Não deixem de provar uma das delicias mais famosas de Praga, é o famoso pão doce, chama-se Trdlo. Também não sei como se pronuncia, mas acreditem que não é nada fácil. 


Para os amantes da noite, perto da ponte D. Carlos encontram a maior discoteca da Europa Central -Karlovy Lazné, 5 andares de pura loucura e diversão que não vão querer perder. A fila para entrar pode ser grande mas vale a pena esperar. O custo é 10/12 euros, não incluindo o Ice Pub. 


Deixo-vos uma pequena lista com algumas palavras para os mais aventureiros: 

  • Bom dia - Dobrý den
  • Boa noite - Dobrý večer
  • Olá - Ahoj
  • Adeus - Nashledanou
  • Cerveja - Pivó
  • Obrigado - Děkuji
  • De nada/por favor - Prosím



Boas viagens!  😘

0 Comentários