Budapeste

Depois de Viena, seguimos para Budapeste de autocarro, numa viagem que durou cerca de 5 horas. Inicialmente comprámos online os bilhetes de comboio de Viena para Budapeste, no entanto descobrimos que os bilhetes da companhia Húngara MÁV-Start apenas podem ser levantados na Hungria......imaginem só a estupidez!!! Optem pelos autocarros, são seguros, confortáveis e baratos. Na minha opinião, a melhor agência é a Student Agency, dão-vos algumas bebidas gratuitas, phones, acesso gratuito a wireless e cada assento tem um ecrã incorporado. 

Chegámos a Budapeste perto da meia noite, fomos apanhar o metro para o centro da cidade. O pensamento inicial foi: isto é definitivamente Europa do Leste!!! O metro estava cheio de mendigos que gritavam connosco turistas, o metro é super super antigo, faz imenso barulho mas nunca nos deixou ficar mal. A linha amarela, a primeira a ser construída, é um glamuroso metropolitano amarelinho com 2 ou 3 mini carruagens.


Chegámos ao centro da cidade e o próximo passo era descobrir o hotel, ora outra surpresa!! Damos por nós a tocar à campainha de um simpático condomínio fechado. O suposto hostel, Gallery Stay Apartments, era um apartamento adaptado com 4 quartos, 2 cozinhas, 2 casas de banho e uma sala. Surpreendeu-me muito pela positiva, a casa era cuidada, harmoniosa e acolhedora, afinal até foi bastante positivo!!! O único ponto negativo era o aquecimento não estar ligado todo o dia, mas o ambiente não era propriamente frio. 


Budapeste foi a cidade menos planeada e fomos à descoberta dos pontos referenciados no mapa turístico. Aconselho a visitar a Grande Sinagoga de Budapeste, considerada a maior e mais monumental da Europa. Toda a cidade está muito marcada por homenagens e monumentos relativos à 2ª Guerra Mundial, como é o caso da Sinagoga, o memorial "Shoes on Danube" e alguns memoriais espalhados pela cidade.








A vista à beira rio é sem dúvida divinal e a mais enriquecedora, toda a parte histórica está em torno do rio, o lado Peste apresenta-nos toda a sua cidade moderna mas também muitos monumentos: a Grande Sinagoga, o Parlamento, a Praça dos Heróis, a Basílica de Santo Estevão, o memorial dos sapatos, entre muitos outros que poderão ser do vosso interesse. 




Atravessamos a famosa Ponte das Cadeias e ficamos deslumbrados com o lado Buda, onde podemos contemplar o Castelo Buda ou Palácio Real, o Bastião dos Pescadores, a Igreja Matias e os famosos banhos Húngaros.... que pena tive de não ter levado o bikini! Perto dos banhos existe uma igreja dentro da pedra, muito interessante, não é nada de especial mas pelo preço vale a pena matar a curiosidade. Se continuarem a subir (e muito!!) encontram um grande miradouro sobre a cidade, força nas canetas que a paisagem compensa. 








Temos ainda a Ilha Margarida, com acesso pedonal por uma das pontes. É composta por um grande parque com alguns momentos e vida animal, está muito virada para o turismo mas é agradável passear no meio da natureza. Existe um coreto que a cada hora nos maravilha com várias sinfonias, e segundo li, na época de verão uma das fontes principais também dá um show de música. À noite não é aconselhável visitar a ilha. 




O City Park fica situado perto da Praça dos Heróis, é um parque muito verde, onde as famílias vão passear e os amigos se juntam. Nesse mesmo parque há um Castelo muito famoso, o Vajdahunyad (isto até parecem letras ao calha :p ), na altura essa zona estava em obras e o castelo perdeu um pouco da sua beleza e o canal do rio também estava seco. 


Na época da Páscoa há vários mercados pelas ruas, em pequenas "cabanas" de madeira com artesanato e comida típica. Uma das muitas comidas típicas é o Goulash, parecido com a nossa Sopa da Pedra, servido dentro de um pão grande.


Como em todas as cidade e sempre vos digo, sintam a cidade, deixem-se envolver, caminhem pelas ruas, desfrutem de todos os recantos e não apenas dos locais turísticos. 




Boas viagens! 😘

0 Comentários