Berlim

Visitar a capital Alemã, é mergulhar na história recente da humanidade, muita coisa aconteceu nesta cidade nos anos 70/80 anos: desde a segunda guerra mundial.... à queda do muro de Berlim. Neste intervalo de tempo, a cidade foi destruída, separada, conseguiu reerguer-se e unificar-se. 


Não existe um centro histórico, a cidade é uma mistura de monumentos históricos com prédios e construções modernas. Na verdade, não achei a cidade bonita comparativamente a outras cidades que transbordam história nos mais detalhados pormenores dos edifícios. Em algumas zonas havia tubos pelo ar, seguros por estruturas próprias que quebrava a harmonia da cidade... e da selfie, claro eheh. 


Uma das principais atrações e que concentra quase todos os monumentos históricos de Berlim, é a ilha dos museus situada no centro da cidade de Berlim, no rio Spree. 
A Catedral de Berlim, de bonita arquitectura, vale a pena a visita nem que seja para contemplar a sua beleza exterior. 


A caminho do famoso parque Tiergarten, façam uma paragem no Memorial aos Judeus mortos e logo ao lado, na zona da urbanização, pode ver o local onde estava localizado o bunker do Hitler; apesar não ter nada fisico alusivo à época existe um placar com uma breve explicação. Têm também o imponente Portão de Brandenburgo



É visível por toda a cidade as marcas deixadas pelo muro de Berlim, pedaços de muro que não foram demolidos e que nos remota para tempos de angustia e sofrimento, que me sufocaram e aterrorizaram com a ideia de que tão facilmente separaram uma cidade, famílias e amigos.  Uma dessas marcas é o Checkpoint Charlie, antigo posto militar entre a fronteira de Berlim Ocidental e Berlim Oriental, nesta zona existe um pequeno museu gratuito com uma breve explicação do que realmente foi o Checkpoint Charlie com fotografias reais. 


Tal como a Guerra Fria, a Segunda Guerra Mundial também deixou a sua marca, vários são os memoriais, ruínas e museus dedicados aos Judeus. O Museu Judaico de Berlim abriu em 2011 e é o maior da Europa.


Como em qualquer cidade, o ideal é arranjar um mapa e visitar os principais monumentos do vosso interesse, praças, ruas e desfrutar do que a cidade tem para vos oferecer. 



Na minha opinião, a gastronomia Alemã não é nada de especial, pelo contrário, achei muito gorda e pouco sofisticada. No entanto, para sentirmos os outros países em pleno uma das principais obrigações é provar a gastronomia local (para mim é obrigatório mesmo!!!). Deixo-vos algumas opções: Currywurst (a típica salsicha Alemã), chucrute, brazel e o bratkartoffeln.



Boas Viagens! 😘

0 Comentários