Roma

Se não gostam de museus Roma definitivamente não é a cidade certa para visitarem. Não precisam de gastar dinheiro ou ficarem fechados durante horas para se sentirem dentro de um museu que vos transporta na imaginação dos pensamentos para muito milénios atrás. Desfrutar da cultura e dos sabores Italianos, deambular pelas ruelas e deixarmo-nos maravilhar pela sua grandeza e imponência torna-nos maiores de espirito. 


Não se pode dizer que Roma seja uma cidade grande em tamanho, mas é enorme em história e isso leva alguns dias para absorver, escolhemos 5 dias em Roma e 1 em Florença. Provavelmente 3 chegariam, mas isso implica andar a correr de um lado para o outro, sempre a entrar e a sair de monumentos e museus, definitivamente não é o que gosto, porque como já referi a cidade tem muito para nos deslumbras. No entanto, se essa for a única opção decerto que acabará por valer a pena e irão voltar. 

Vamos começar pelo aeroporto: Ciampino e Fiumicino, sendo que os voos low cost como easyjet e raynair voam para Ciampino. Para chegar ao centro de Roma, mais concretamente à Estação de comboios Termini. Na altura investiguei outras alternativas e dá para ir de autocarro até determinado ponto, onde existe uma estação do metro que leva ao centro de Roma. Demoram o mesmo tempo e o preço é aproximadamente o mesmo: 5 euros. 

O nosso hostel ficava a 2 minutos a pé da Roma Termini e a 10/15 minutos a pé do centro de Roma. Escolhemos o Four Season Hostel Rome, localizado num prédio antigo restaurado juntamente com outros hostels. Ficámos um pouco desiludidas, o quarto não era mau mas não era assim tão bom como aparentava nas fotos, tendo em conta que só íamos para o hostel para dormir acabámos por não considerar uma má experiência a nível de quarto. Os quartos têm armários mas sem cadeado, têm de levar o vosso. A limpeza das casas de banho foi a pior experiência, tinham sempre um cheiro a esgoto e pouco limpas, o chão marcado de pegadas e molhado, os chuveiros eram razoáveis mas alguns não escoavam bem a água e fazíamos uma "piscina" dentro do poliban. 

A zona não é muito segura para se deambular principalmente à noite, depois da meia noite. Durante o dia há imensas lojas e restaurantes chineses e árabes, mendigos e pessoas de etnia negra a venderem na rua. Isto tudo seria normal se não nos sentíssemos desconfortáveis e deslocados do nosso ambiente, até porque somos várias vezes abordados na rua, fazem comentários (que nem percebemos bem!) e por vezes somos seguidos. Não tivemos qualquer problema, até porque em toda a cidade existe muita policia e militares, mas prevenir nunca é demais. 



Vamos agora ao que todos vocês querem saber, o que visitar e o que comer 😀  Quando vou viajar uma das coisas que anseio mais é comer, comer e degustar o que é tradicional de cada país e/ou região. ( Deixo-vos um à parte para ficarem a perceberem este meu gosto pela gastronomia: Sabores Continentais 👍 ) 
O meu conselho, é decidirem o que querem visitar, pegarem num mapa e traçarem um roteiro por zonas para evitar de façam quilómetros desnecessários e principalmente que percam tempo precioso. 

Principais Pontos Turísticos:  

  • Coliseu, Palatino e Fórum Romano
Comprámos os bilhetes no dia, fomos cedo e não havia fila de espera. Dos monumentos mais antigos de Roma e que merece a nossa maior atenção, vislumbrar toda a história que agora pisamos e imaginamos. Recomendo que leiam previamente ou levem alguma informação histórica convosco, não existem placas informativas sobre a história e construção do Coliseu, o que na minha opinião acaba por perder um pouco da magia. O Coliseu merece uma visita noturna e uma selfie. É uma das sete maravilhas do mundo moderno. 
Levámos almoço e comemos sentadas numa pedra com mais de dois milénios de história e uma vista privilegiada. Subir e descer, andar por entre pedras e calhaus e umas quantas fotos e memórias inesquecíveis. 




  • Vaticano - Basílica de San Pedro, Museus do Vaticano - Capela Sistina, Tumbas dos Papas e Missa com o Papa Francisco
Deixemo-nos de hipocrisia, é sem dúvida um lugar imponente, é sem dúvida um dos melhores lugares em que já estive. O Vaticano é lindo! A Basílica é maravilhosa, o altar central é dos mais bonitos de sempre e a vista da Cúpula para a cidade é de cortar a respiração. A entrada na Basílica é gratuita e para as Tumbas dos Papas é gratuita, para subir à Cúpula o preço é barato. A entrada para as Tumbas dos Papas é discreta e passa despercebida, não a conseguíamos encontrar e pedimos ajuda aos seguranças.  O Túmulo de João Paulo II está dentro da Basílica.  
Os museus quando apreciados em pormenor poderiam levar um dia inteiro a visitar, mas aconselho-vos a despender uma manhã lá, apreciar as diversas estátuas, jóias e cadernos antigos, pinturas e tapetes. Olhem para os tetos!!! Aconselho a comprar os bilhetes online e evitar enormes filas, comprem diretamente no site do vaticano: Bilhetes museu Vaticano, existem outros sites que vendem mas a preços muito mais elevados, o normal são 16 euros + 4 euros de reserva online ou tarifa reduzida 8 euros +  4 euros de reserva online. 
Sabiam que quase todas as quartas-feiras há uma audiência geral, uma espécie de missa, com o Papa Francisco?! Esta audiência é privada e só um determinado número de pessoas é que tem o privilégio de poder assistir, é totalmente gratuita. Aqui, Vaticano - Audiência Geral, encontro informações de como adquirir os bilhetes. Convêm requisitarem os bilhetes com antecedência. 







  • Castel Sant'Angelo
No final da Avenida della Conciliazione, o castelo com quase 2000 anos de história, construído no ano de 130. O preço para visitar é moderado, sendo que os cidadãos da união europeia ente os 18 e os 25 anos têm tarifa reduzida. 
  • Arco de Constantino
Situado mesmo ao lado do Coliseu, não achei nada de especial. 
  • Fontana di Trevi
Uma fonte gigantesca e impensável de ser possível encontrar no meio pitoresco da cidade de Roma, mas especialistas em fontes são eles né?! Consegue-se uma foto, mandar uma moedinha de costas para fonte mas cuidado com os carteiristas e aos senhores "simpáticos" que se oferecem para tirar fotos. 


  • Panteão 
Localizado numa praça simpática e agradável para jantar ou almoçar, admirar a grandeza e antiguidade do panteão. Entrada gratuita. 
Numa das ruas transversais, há vários restaurantes, com esplanadas e aquecedores, com preços mais acessíveis que os da praça do Panteão, um deles e que aconselho vivamente (comi lá mais do que uma vez) é o Hosteria De' Pastini Pizzeria. 



  • Piazza Campo de' Fiori
Estava ansiosa pela visita a este mercadinho típico, com cheio a especiarias e fruta fresca. Já vos disse que adoro cozinhar e comer?! Obviamente que este seria um sitio que poderia passar um bom tempo a contemplar. Pena que grande parte dos comerciantes já nem seja Italiano e tudo o que de bom existe seja "engolido" por outras nacionalidades. Aberto de seg a sab das 7h às 13h30. 


  • Piazza Navona
Uma praça gigantesca com duas fontes maravilhosas, uma delas bem conhecida devido ao filme Anjos e Demónios. Ideal para sentar na esplanada e desfrutar do capuccino italiano. Cuidado com os preços!! Sentámo-nos no Caffe Domiziano para desfrutar do tal capuccino, acabámos por pagar 5 euros por cada um (mas estava delicioso), 11 euros por uma fatia de uma simples tarte e 2,5 euros de serviço por cada uma. 


  • Piazza di Spagna
Uma das praças mais bonitas de sempre! Uma longa escadaria, situada numa das zonas mais ricas de Roma com várias lojas de marcas bem conhecidas para se deitar o olho pela montra eheh. 
E Tiramisu?! Vocês gostam?? Ah e tal não sou muito fã.... pois eu também não, mas em Roma sê Romano e tenho a certeza que nunca mais vou comer um Tiramisú tão bom como o que encontram no Pompi. A 2 minutos a pé, fácil de encontrarem, liguem o google maps e chegam lá facilmente. 



  • Piazza Venezia
Quem visita o Coliseu não pode deixar de subir ao gigantesco Vittoriano localizado na Piazza Venezia e desfrutar de uma das muitas vistas panorâmicas da cidade. 


  • San Clemente
Uma das muitas igrejas antigas que existem em Roma. 
  • Santa Maria Maggiore
Considerada a mais esplendida Basílica do inicio do cristianismo, uma das 4 Basílicas Papais. Lindíssima!!! Se visitarem só a igreja é gratuito.

Uma das frentes
  • Santa Maria Sopra Minerva
Localizada na zona do Panteão, uma das muitas e obrigatórias Igrejas a visitar em Roma. Entrada gratuita.
  • Santa Maria del Popolo
Quem é que não se lembra desta maravilha Igreja nos famoso livro/filme Anjos e Demónios com o misterioso Professor Robert Langdon?! A praça é maravilhosa, a igreja é maravilhosa, o ambiente é maravilhoso. Comprámos umas fatias das famosas pizzas na Tavola Calda da Simone e Mirella, sentámo-nos nas escadas do monumento central da praça e desfrutámos da beleza em redor.



  • Santa Maria in Trastevere 
Menor em tamanho mas não em beleza interior, ouro e ouro, é o que marca as igrejas e basílicas romanas. 
Neste bairro tradicional, há várias lojas de pequenos produtores, incluindo de gelados deliciosos que encontrámos ao acaso. O restaurante Carlo Menta oferece um variado menu de degustação e pratos desde os 3 euros, acreditem que as pizzas de 3 euros são suficientes para uma pessoa. 
  • Basílica San Giovanni in Laterano 
É a mais antiga e a primeira entre as cinco basílicas papais do mundo e entre as quatro maiores de Roma. Uma das igrejas mais bonitas que vi, e o batistério é muito original com a presença da Nossa Senhora de Fátima. 
  • Villa Borghese
Um pacato jardim para relaxar depois de tanto subirmos para lá chegar, com um miradouro para a cidade. Uma caminhada relaxante por entre árvores, fontes antigas e cantares de passarinhos. 


Podia continuar a sugerir-vos monumentos, em cada canto existe algo novo para visitarmos, e é isso que vos aconselho, sempre que vos for possível entrem nas igrejas, são riquíssimas, enchem-nos o olho de tão grandiosas incluindo a mais pequena e enchem-nos a alma. Os mapas fornecidos nos hotéis nem sempre têm assinalado as igrejas mais pequenas e menos conhecidas, no guia do citypack fazem uma boa seleção de monumentos e ainda têm um mapa resistente à água. 


Boas Viagens!

0 Comentários